sábado, fevereiro 23, 2008

Semanário Região de Leiria
O cartoon de Zé Oliveira
...desta vez recorri a um misto (...um "tristo"...) de modelagem em pasta, fotografia e photoshop.


FECO-PORTUGAL
17ª Asesão vem da Madeira

17 EDUARDO WELSH disse: "Sou cartoonista e director do Garajau, Quinzenário "Sério e Cruel", da Madeira. Gostaria de aderir à FecoPortugal. Melhores cumprimentos",

Eduardo Welsh

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Duas de Tomy (Cuba)

Dois abraços para Tomy!
Zé Oliveira
Fidel por Bonil (Equador)
Fidel por Banegas (Honduras)
A Banegas e a Bonil retribuo os calorosos abraços que enviaram!
Zé Oliveira

terça-feira, fevereiro 19, 2008

António Santos - Santiago:

Manda-me o teu e-mail
Olá António, lamentavelmente perdi o teu endereço electrónico.
Por favor envia-mo para:

Mas tens de teclar o meu mail, visto que isto é apenas uma imagem, não é um link.

Obrigado. Abraço

Zé Oliveira

FECO-PORTUGAL
Marlene Pohle disse:
A Presidente da Feco Internacional enviou-nos a seguinte mensagem:

Olá Zé,

qué bueno si se forma la FECO Portugal.
Aquí te mando los reglamentos como base para información general. Cualquier duda que tengas me lo comunicas.

Un abrazo,
Marlene
FECO-PORTUGAL
Discussão do projecto de Estatutos
Estou a preparar uma proposta de Estatutos.
Logo que pronta, envio por mail para todos os aderentes ao projecto Feco-Portugal. Por se tratar de uma discussão de pré-associados, não me parece que faça sentido fazê-la aqui no blog.

Enviarei também a todos os aderentes uma mailing-list para que todos possam dialogar entre si.

Enviarei também a informação detalhada que nos mandou Marlene Pohle, Presidente da Feco Internacional.

Abraço
Zé Oliveira

sábado, fevereiro 16, 2008

O Ferreira dos Santos deixou caír as orelhas. E voltou a deixar crescer a barba






(Veja aí em baixo)














Conforme prometido há uma semana, cá está o new loock do Ferreira dos Santos. O FSantos dos cartoons desconcertantes (ou o António Sabão, se preferirem).

...Nem queiram saber a ginástica que o António teve de fazer para desenhar aquela cara patét(ic)a! Eu, que assisti, fartei-me de rir! E, só para chatear o António, conto o segredo: usou três espelhos!!!

Visitem-no em http://cartoonicesasequela.blogspot.com/ . Ferreira dos Santos é um aderente Feco-Portugal.
z

FECO-PORTUGAL
Filomeno disse:
(A propósito da saudação de Lambert a Feco-Portugal)
Tener Fe es Buena Cosa.....
Cartoonista:
Profissão de risco
Em mail que acompanhava este material, Rodrigo recordava explicitamente o caso Lamber(t) e o caso El Jueves


Atentados à liberdade, tentativas de censura e ameaças de morte não têm graça nenhuma, mas continuam a pairar nos dias de hoje sobre os estiradores dos profissionais do desenho de humor. Enquanto em Espanha sucedem-se casos de cartoonistas processados por fazerem troça das pessoas erradas, na Dinamarca, a polícia frustrou um atentado à vida do autor das célebres caricaturas de Maomé, mais de dois anos após a sua publicação. Complete o balão do religioso radical do desenho abaixo e ajude-o a perceber o que é uma piada.
Envie as suas ideias (três no máximo, por participante) por correio electrónico para
humoral@gmail.com , juntamente com nome, morada e telefone, até quinta-feira (21 de Fevereiro). A mais engraçada será publicada no sábado seguinte e o seu autor receberá como prémio o desenho original autografado por Rodrigo. Ponha a criatividade a funcionar e participe.

quarta-feira, fevereiro 13, 2008


16 EDUARDO disse: "Eu também adiro indeFECOtivelmente, com todo o entusiasmo, entregando-me à causa da FECO Portugal até ao nível do sacrifício, se o projecto tanto necessitar. Conta comigo!
(...) Vou consultando o Blog.

1000 abraços",

Eduardo Esteves

FECO-PORTUGAL
Santiagu já aderiu
15 SANTIAGU disse: "Nascido na margem eaquerda do Douro, Vila Nova de Gaia vive actualmente nas terras de S. Gonçalo, o de Amarante.
Trata-se de António Santos e assina com Santiagu.
Diz o seguinte: «Silêncio! Os Professores estão a ser avaliados!»
No entanto, nesta trincheira ainda não existem baixas significativas!
Para a criação da FECO-Portugal contem comigo.

Um Abraço do Amarantino"

António Santos

terça-feira, fevereiro 12, 2008

FECO-PORTUGAL
Já somos 15!
Correcção em tempo:
o GONçalo chegou a estar aqui registado com o nº 15, mas por lapso. Estava repetido, pois já estava registado mais abaixo com o nº 9

GONçalo Pedro disse:
finalmente o movimento FECO em Portugal parece ter pernas para andar (e muitas, pelo que vi no Buraco).
(...) Também ajudarei no que puder, mas quanto à minha deslocação [a Pombal] já é mais complicado nesta altura, visto estar para breveo nascimento da minha filha, e (...) nestas coisas a ajuda do pai é essencial para a mãe!
De qualquer forma vou andar atento aos desenvolvimentos e às decisões que se tomem nessa reunião, (...) também estarei aqui para o que puder fazer.

Um abraço
Gon


FECO-PORTUGAL
Mais um aderente
14 CARLOS RICO disse: "É claro que estou disposto a ajudar no que puder e for necessário para que a FECO - Portugal vá para frente! Isso nem se pergunta! Não me dá é muito "jeito" essa viagem até ao Pombal onde, (...) há excelentes restaurantes (aliás, almocei lá há pouco tempo, quando visitei o salão BD de Viseu, em Setembro último)... Talvez que da próxima vez se possa fazer um encontro cá mais para baixo...

Grande abraço "
Carlos Rico

Olá Carlos!
Estou convicto de que ninguém tem nada contra a ideia de se fazer uma ou várias reuniões aí para sul. Onde não se come pior do que em Pombal! Embora me pareça que o nosso objectivo não seja propriamente criar uma confraria de gastrónomos! (eheheh!...). Esta localização teve em conta a equidistância entre Porto, Lisboa e Viseu, pois estas cidades e as que fica de permeio ou próximo reunem uma concentração significativa de profissionais do risco.

Pegando na tua ideia, creio que não será descabido que, depois de constituida a FECO, as reuniões sejam volantes por princípio.

Abraço!



FECO-PORTUGAL
Lambert disse:

¡¡¡FELICIDADES!!! a todos los que tienen FE
COmo nosotros, poco a poco FECO está
donde debe... ¡ Enhorabuena ! amigos.

Lamber


Nota de Buraco da Fechadura:
Lambert (que assina "Lamber") é o cartoonista que tem sido notícia por ter desenhado um rebanho de carneiros, alegadamente menores de idade (ver mais abaixo).
FECO-PORTUGAL
Atenção Álvaro, Rodrigo, Bruno Taveira:
Fica esta mensagem do Álvaro à consideração do Rodrigo e do Bruno Taveira. Organiiiiizem-se!

Boas.
Eu sou completamente nabo em termos legais e de estatutos e etc. Onde é que posso ou podemos encontrar um exemplo de estatutos de outra FECO? Eu sei que já andei na mão com a proposta de estatutos para aquela associação made in Amadora, mas já não sei onde pára...
O mais tardar, até dia 15 de Março.
Ó Rodrigo, vais de carro? Dá para rachar a gasolina e as portagens.


Álvaro

Nota de Buraco da Fechadura:
Álvaro, tenho esse projecto de estatutos a que te referes. Como possuo dois exemplares, não tenho problemas em mandar-te um. Mas chamo a tua atenção para o facto de se tratar de um documento de 11 páginas (aliás: 35, se considerarmos o Anexo 1 - Carta de Intenções do Autor de...... e o Anexo 2 - Legislação.

Segundo minha opinião, (que não pretendo impôr a ninguém) deveríamos criar uns estatutos de poucas páginas (talvez 3 ou 4). Dentro de poucos dias avanço mais algo acerca disto. Importante será a colaboração do Orlando Noronha que, além de ser caricaturista, é advogado.

Da FECO-Espanha recebi, há um ano, alguma documentação (mas não estatutos) que vou localizar.

Zé Oliveira
FECO-PORTUGAL

13 BRUNO TAVEIRA disse: "Olá Zé! Está tudo bem? Recebi o seu mail onde anunciava a criação da FECO - Portugal. Finalmente vai para a frente :) ainda há lugar para mais um? Conte comigo... tinha muito gosto em fazer parte. Quanto ao 1º encontro, estarei presente... este ano estou em Lisboa a leccionar e daqui ao Pombal é rápido... Aguardo por novas novidades, enquanto isso vou estando atento ao seu blog.
Abraço, até breve

Bruno Taveira

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

FECO-PORTUGAL
Raquel Orzuj disse:

Felicitaciones!!
Un abrazo desde Uruguay
Raquel Orzuj-2008
(International Editorial Cartoonists)


(Raquel Orzuj, além de cartoonista, é autora do livro "Historia del Humor Grafico en Uruguay", editado pela Editorial Milenio, Lleida-Espanha)
FECO-PORTUGAL
HARCA disse:
Queridos amigos: Todo lo bueno cuesta. Felicidades por el alumbramiento de FECO PORTUGAL. Era una lástima que con la cantidad y calidad de cartoonistas portugueses no estuvierais en FECO. Nuestro apoyo, colaboración y entusiasmo incondicionales como amigos y hermanos (geográficamente hablando). Un fuerte abrazo.

HARCA
(HARCA é um elemento preponderante da FECO-ESPANHA. Foi o seu Presidente-fundador. Presentemente não exerce esse cargo, acreditamos que apenas por limitação estatutária, mas é um dos mais activos membros. Tem sido HARCA quem mais nos tem estimulado para a criação da FECO-PORTUGAL).



Anónimo acrescentou:
Hermanos algo más que geograficamente.....
(Este acrescento entrou anónimo, apenas quatro minutos depois da mensagem de HARCA. Provavelmente é também ele o seu autor)
FECO-Portugal
Filomeno disse:
Parabéns!

(Filomeno escreve de Espanha)
FECO-Portugal
Rodrigo disse:
Gostaria de manifestar a minha disponibilidade para participar nessa reunião de 15 de Março e reiterar o meu apoio total à criação da Feco Portugal.

Aproveito para tentar aliciar os mais reticentes, pegando nas palavras do Zé: "... nos tempos que correm, existem 'exércitos' apostados no extermínio da Caricatura, se não dos caricaturistas." Unidos temos mais força!

Já ouvi várias críticas às Feco - que não passam de um grupo de bacanos que se reúnem de vez em quando para fazer umas jantaradas, e outras coisas do género - mas permitam-me: a Feco Portugal será o que nós quisermos! A experiência e o apadrinhamento das outras Feco são coisas preciosas, mas penso que não têm de ser limitativas. Nada nos impede de avançar com ideias próprias, com o pioneirismo que for necessário. Eu, pela minha parte, vou trabalhar aqui nalgumas ideias para propor nessa altura crucial que é a definição dos estatutos e dia 15 de Março lá estaremos para discuti-las.

domingo, fevereiro 10, 2008

Recapitulando o
processo FECO-Portugal:

Em 16 de Março de 2006, Buraco da Fechadura tinha reunido um número suficiente de elementos para formação da FECO-Portugal, uma associação de caricaturistas que integraria a Federação Internacional da classe.

Chegou a esboçar-se a intenção de avançar para uma reunião (talvez em Coimbra), mas vicissitudes de ordem pessoal ditaram o adiamento dessa eventual reunião. Ultrapassadas as dificuldades, relança-se agora o projecto. Recorde-se que, de modo espontâneo (que teve a ver com diversos encontros que ambos tiveram com colegas espanhóis dirigentes da FECO, designadamente Harca e Enrique), o coordenador de Buraco da Fechadura e Onofre Varela viram-se na situação de Comissão Pré-instaladora do projecto.

Embora reconhecendo que uma associação não é coisa de duas pessoas só (La Palisse diria pouco melhor...), neste momento de arranque alguém tem de dar o pontapé de saída. E diz-nos a experiência que os projectos muito discutidos durante a incubação nascem deficientes ou... vão acabar na sanita. Por isso, o coordenador de Buraco da Fechadura e Onofre Varela avançam já com a proposta de 15 de Março, um Sábado, para a primeira reunião.

Reunião para quê?

Nessa reunião apreciar-se-ão os projectos de estatuto que surgirem e, se possível, aprovar-se-á a versão final.

Será também indigitada uma Comissão Instaladora que se ocupará de, sem demora, reunir as condições necessárias para a celebração da escritura de constituição da Associação.

Reunião onde?

Como se verá em texto que se repete abaixo, chegou a admitir-se que a reunião fosse em Coimbra, considerando que uma parte significativa dos pré-aderentes vem do Porto e Viseu. No entanto, e considerando que a maioria vem de Lisboa e proximidades, sugere-se Pombal como local alternativo para nos reunirmos. Fica equidistante de Lisboa, Porto e Viseu, além de ser servida pela A-1, pelo IC-2 e pelo IC-8, (e mesmo pela A-8, através de Leiria), a cidade de Pombal possui restaurantes adequados ao que se pretende e facilitará, provavelmente, outro tipo de equipamentos).

A recapitulação

Eis as manifestações de aderência chegadas a Buraco da Fechadura:

12 RODRIGO de Matos disse: "Dou todo o meu apoio à criação da FECO Portugal, da qual faço questão de ser associado tão logo seja criada".


11 TOONMAN disse: "Alinho, claro!"

10 ORLANDO Noronha acaba de manifestar-se aderente do projecto FECO - Portugal. É o décimo elemento, o que significa que já somos suficientes. Ele é advogado, por isso está em excelentes condições para desempenhar algumas diligências de forma.

9 GONçalo Pedro comunicou recentemente que adere ao projecto FECO - Portugal. É o nono caricaturista a disponibilizar-se.

8 PAULO Fernandes escreveu afirmando que podemos "pôr mais um na lista. Estamos a precisar de iniciativas destas. O cartoonista/caricaturista é uma profissão de risco. Vamos avançar com a FECO". O nome não lhe soa bem, mas sempre é menos provocador do que andar de opel ascona!...É sigla de FEderation of Cartoonists Organisations.

HARCA (Juli Sanchis Aguado), recebemos a seguinte mensagem:"Muy interesante la propuesta de creación de FECO PORTUGAL. Id pensando en un logo propio. Un abrazo. Juli"

7 ALBERTO FERREIRA fez esta declaração:"Apoio incondicionalmente a acção iniciada".

6 PAULO SANTOS já comunicou ao Varela o seu interesse em participar na fundação da FECO - Portugal

5 ONOFRE VARELA já está com o processo de criação da FECO - Portugal desde a pré-história da ideia de que, aliás, é pai (ou mãe...)

4 Ferreira dos SANTOS comunicou (...) que adere à criação da FECO - Portugal.

3 LUIS AFONSO acaba de se disponibilizar para integrar a constituição da FECO - Portugal, apesar do seu pouco tempo disponível e de residir "pouco à mão", conforme assinala. Mas uma FECO dispersa pelo país torna-se mais eficaz!

2 ZÉ OLIVEIRA disse: "Parece-me que logo que haja 10 interessados (mínimo para a constituição) podemos reunir, discutir e organizar as coisas e começar a pensar na escritura".

1 ÁLVARO disse: "A minha posição perante este objectivo continua a ser (...): Estou interessado e sempre disponível para com todos os interessados nos encontrarmos e planearmos as coisas.

Preliminar

O texto seguinte foi escrito (e editado no Buraco da Fechadura) no dia de carnaval de 2006

Andam lá fora uns a tirar a máscara, outros a pôr. Porque hoje é dia de Carnaval.

Andam a viver o (em) humor, dizem (pensam) eles. E amanhã já é quarta-feira de cinzas. Das cinzas dos humores que hoje ardem ao rubro numa esquizofrenia estranha de quem tem apenas o dia de hoje para se divertir. Para se evadir. Amanhã, quarta-feira de cinzas, recomeça o nosso trabalho, o trabalho dos humoristas que gozam o outro carnaval, aquele que dura 365 dias. Aquele cujas máscaras desenhamos e publicamos não essencialmente com o sentido da diversão, não propriamente com o sentido da evasão, antes sim com a preocupação do alerta, de consciencialização, da denúncia.

Hoje, para nós, desenhadores de máscaras, é dia de reflexão. Por isso, hoje, o assunto que segue.

O assunto

Desde há uns pares de anos, temos sido eu e o Varela os portugueses que mais regularmente têm participado no Encontro Iberoamericano de Caricaturistas de Alcalá de Henares (Madrid). Outras presenças mais ou menos regulares: Ferreira dos Santos e Osvaldo de Sousa. Também por lá passou (creio que um só ano) o Ricardo Galvão. Idem, o António. E salvo erro o Rui Pimentel.

Em consequência dessa regularidade, o Varela e eu temos conversado ao longo dos últimos anos com o Harca, nosso colega de Valência, Presidente da FECO-Espanha - Federation of European Cartoonists' Organizations. Conversado acerca da eventual criação da FECO - PORTUGAL.

Porquê só agora?

Durante alguns anos, o Encontro de Alcalá de Henares foi sendo palco da tentativa de criação de uma coisa que se chamaria ONUH - Organização das Nações Unidas pelo Humor. Projecto interessante, cuja dimensão abraçava o Mundo. Mas não se concretizou. Talvez porque a sua dimensão fosse desmedida, talvez porque visasse congregar profissionais geograficamente muito afastados, talvez porque fosse um projecto que só se discutia de ano a ano.

A seguir, salvo erro em 2004, aqui em Portugal, no seio do Festival de Banda Desenhada da Amadora, nasceu a ideia de uma associação que englobasse autores de Banda Desenhada, ilustradores, Caricaturistas e profissionais da Animação. Chegou a eleger-se, em plenário, uma comissão instaladora, abriu-se um forum na internet onde se discutiu bastante, mas também esse processo sossobrou.

Portanto, está o "terreno" de novo livre para nova sementeira.

Porquê, agora?

Nunca é demasiado cedo para criar uma associação de classe. E, nos tempos que correm, existem "exércitos" apostados no extermínio da Caricatura, se não dos caricaturistas. E nós, frágeis na solidão do nosso cantinho, assistimos estupefactos, impotentes, ao avassalar da histeria. E assistimos à progressão esmagadora da concentração dos média, à invasão de material estrangeiro (de agência) pronto a ser editado por preço irrisório sem qualquer mecanismo de acautelamento do interesse dos autores nacionais (como existe, por exemplo, para a música).

Como?

O Varela e o coordenador de Buraco da Fechadura, que muito têm conversado sobre isto, entre si e com o Harca, estamos cada vez mais convictos de que uma solução associativa concretizável e eficaz será criarmos um projecto que evite os problemas das anteriores tentativas: dispersão geográfica e demasiada abrangência. Assim, focalizaríamos o nosso esforço sobre uma classe restrita (caricaturistas/cartoonistas) de Portugal.

Porquê a FECO?

Ao criarmos a FECO - PORTUGAL, teríamos, por um lado, uma associação funcional pela sua leveza organizativa, mas por outro lado com dimensão internacional enquanto membro da Federação.

Vamos ao diálogo?

Segundo os estatutos da FECO, para criar a FECO - PORTUGAL é necessário um mínimo de 10 caricaturistas. O Varela e o coordenador de Buraco da Fechadura já reuniram esclarecimentos e documentação acerca deste processo (com a ajuda preciosa do Harca), que aqui divulgaremos a pouco e pouco. Convida-se os colegas a pronunciarem-se em comentário, que será de imediato aqui colocado em "post". Para colocar comentário, basta clicar na linha seguinte, sobre a palavra comments.

Semanário Região de Leiria
O cartoon de Zé Oliveira

A situação recentemente mediatizada com ênfase ocorreu em Braga, mas não é exclusivo minhoto. Trata-se de mais uma ilustração da falta de respeito com que os cidadãos portugueses estão a ser tratados.
Depois... "melhor" virá, quando vier o serviço privado de saúde!...
(Não se esqueça de clicar sobre o desenho, se quiser ampliar)

sábado, fevereiro 09, 2008

Buraco da Fechadura mencionado de novo em El Económico
Repórteres sem Fronteiras solidários com Lambert

Dibujantes de la talla de Forges, Kap y Ortifus muestran su solidaridad con Ortiz

Reporteros sin fronteras pedirá que se incluya el Caso Lamber en el informe de Libertad de Expresión en España de 2008

Lamber junto a Mingote en uno de los encuentros
de dibujantes en los que ha participado
El Secretario General en España de Reporteros Sin Fronteras, Rafael Jiménez Claudín, ha expresado su solidaridad con el dibujante local Lamber y ha anunciado que se enviará un informe al Secretariado Internacional de RSF en París, para que el caso se incluya en el dossier sobre libertad de expresión en España en 2008.

Además la prestigiosa ONG internacional también hará un pronunciamiento público sobre el caso.

Esta no es más que una de las muchas muestras de solidaridad que está recibiendo el dibujante local tras las amenazas anónimas y avisos de querellas que recibió tras la publicación de su viñeta sobre la sentencia del Teatro Romano, que se publicó en este periódico el pasado 30 de enero. Sin ir más la lejos, la Federación de Humoristas Gráficos FECO-ESPAÑA, la rama nacional de la asociación de humoristas gráficos de Europa FECO, ha lanzado esta misma tarde un comunicado en el que condena duramente las amenazas sufridas por el dibujante porteño Lamber.

En su comunicado, la directiva de FECO no duda en calificar las amenazas y coacciones sufridas por Lamber como «un grave atentado a uno de los derechos fundamentales contemplados en la Constitución, que es la Libertad de Expresión». A las pocas horas de remitir a sus socios el comunicado propuesto, junto a un dossier de información que incluía la viñeta origen del tema, el anuncio de la querella emitido por el Atlético Saguntino y la información de la edición digital de este periódico, ya se habían adherido al manifiesto 25 miembros de la agrupación, entre los que destacan nombres tan conocidos como Forges, Ortifus, el dibujante de La Vanguardia y El Mundo Deportivo Jaime Capdevila Kap, Harca o Enrique Pérez Penedo Enrique.

Además, gracias a internet, el conflicto de la viñeta ha saltado las fronteras españolas. El laureado dibujante portugués José Oliveira, que firma con el pseudónimo "Zé" ha publicitado en su blog el hecho, y el historiador y ponente internacional Osvaldo Sousa también ha declarado su solidaridad con el dibujante ante las presiones recibidas. Además, Lamber ha recibido muestras de apoyo de numerosos dibujantes hispanoamericanos. El humorista J.R. Mora también está manteniendo vivo el debate en la red.

«Te vas a enterar de quienes son Sagunto y los saguntinos»

El presente conflicto, que amenaza con colocar el nombre de la ciudad en los que pueden ser unos de los peores titulares internacionales de su historia, arrancó el pasado día 30 en el Pleno del Ayuntamiento de Sagunto, cuando diversas personas, identificadas por testigos presenciales, se acercaron a increpar, y en casos, directamente insultar, al dibujante porteño, a quien acusaban de haber insultado a los asistentes a la manifestación contra el cumplimiento de la sentencia del Tribunal Supremo. La tensión en el Pleno, sin llegar nunca a estallar, fue tan visible que desde Alcaldía se ofreció a los miembros presentes de El Económico a recibir «escolta policial» para salir, pues se temían la reacción de un grupo de exaltados, algo que, afortunadamente no ocurrió. Lo grave, sin embargo, llegó por la noche cuando el dibujante empezó a recibir llamadas anónimas en su móvil, en el que, según ha desvelado el afectado, se le insultaba con calificativos como «hijo de puta», «segregacionista de mierda», se calificaba el núcleo porteño con la frase: «el Puerto es la peor barriada de Sagunto», o se amenazaba directamente su integridad física con frases, entre otras, como «Cuando vengas a Sagunto te vamos a linchar» o «te vas enterar de quienes son Sagunto y los saguntinos».

El equipo legal de El Económico, que lleva la defensa de Lamberto en este caso y en el de la querella presentada contra él por el Atlético Saguntino, ha asegurado que ya han identificado a las personas que facilitaron el número de teléfono del humorista y serán llamadas a declarar.

Nota de Buraco da Fechadura:
Na foto acima, Lambert aparece (de barba) ao lado de Mingote, o popular cartoonista diário de ABC, que recentemente completou 89 anos (como Buraco da Fechadura noticiou) e continua a publicar diariamente o seu cartoon de actualidade.
A foto e o texto pertencem a El Económico (ediçãoo electrónica de ontem).

O destaque de um parágrafo a vermelho é da responsabilidade de Buraco da Fechadura.
Semanário Região de Leiria
O cartoon de Zé Oliveira
...enfim, cada um tem na cabeça a escala de valores que a sua cabeça comporta.

Caracol é tema de concurso
Leida, cidade da Catalunha onde reside o nosso amigo e cartoonista Ermengol, (e Marçal vive perto, em Alpicat) tem no caracol uma das suas mais conhecidas especialidades gastronómicas. De tal modo, que o referido gastrópode vai ser tema de um concurso de humor gráfico.

O concurso El Caracol é aberto a humoristas amadores e profissionais, podendo cada participante enviar até um máximo de três desenhos, em qualquer técnica, tamanho A4 ou proporcional.

Só se aceitam desenhos sem palavras, ou em castelhano ou catalão.

As obras se devem ser enviadas unicamente para lleidacaragol@viajerosporinternet.com, em ficheiros jpg ou jpf com 300 pontos de resolução, até 1 de Abril.

Incluir nome, endereço, telefone e foto ou caricatura do autor.

Haverá um único prémio, de mil euros e viagem a Lleida para duas pessoas, incluindo duas noites de alojamento. O prémio será entregue a 23 de Maio.

O resultado do concurso será divulgado na primeira quinzena de Abril, por correio electrónico e nas páginas web de Humoralia www.humoralia.org e da Fecoll: www.aplec.org
O autor da obra vencedora deverá entregar ooriginal em mão ou por correio registado durante a primera quinzena de Maio para:
Federación de Colles de L'Aplec del Caragol es Calle Obradors, 3,
25002 Lleida

As primeiras 50 obras seleccionadas serão expostas na sede da Fecoll.
O Ferreira dos Santos deixou caír as orelhas
E voltou a deixar crescer a barba. P'rá semana Buraco da Fechadura mostra foto
.
FECO de Espanha já tem blog
A FECO - Federação de Caricaturistas já tem a sua associação espanhola na web. Pode ser visitada em http://feco-spain.blogspot.com



Criada em 1992, esta associação de desenhadores está legalizada como associação cultural com o objectivo de agrupar, potenciar, defender e valorizar o desenho de humor. Conta com 59 membros e faz parte da FECO INTERNACIONAL, criada em 1986 e expandida por todo o mundo.



Para quando a FECO - PORTUGAL?

Há uns pares de meses, Buraco da Fechadura lançou a ideia da criação da FECO - PORTUGAL. Fê-lo, correspondendo aos repetidos estímulos nesse sentido recebidos de "nuestros hermanos". Esses estímulos eram dirigidos especialmente a Zé Oliveira e a Onofre Varela.



Mas, devido a vicissitudes inesperadas, o processo foi congelado. No entanto, já havia número suficiente de aderentes. Ultrapassadas essas vicissitudes, parece-nos oportuno retomar o assunto.



Os colegas caricaturistas portugueses que tiverem algo a dizer acerca disto, têm a palavra. Podem deixar a sua opinião em "comentário" ou escrever para:


Mas tenham em atenção que (por segurança) este endereço é uma imagem, não é um link. Necessitam, portanto, de o teclar.
FECO Solidária com Lambert
Comunicado da FECO-Espanha acerca do desenho publicado por Lamber e as ameaças e coacções a que tem estado sujeito

"A Federação de Humoristas Gráficos FECO ESPANHA manifesta, acerca do desenho de humor publicado pelo jornal El Económico do passado dia 30 de Janeiro e cujo autor é Lamberto Ortiz Torrero, “LAMBER”, a nossa mais mais enérgica repulsa para com as ameaças e coacções a que se viu submetido o citado autor, por considerar que se trata de um grave atentado a um dos direitos fundamentais contemplados na Constituição, que é a Liberdade de Expressão".

Assinam:

Enrique Pérez Penedo “ENRIQUE”
Juli Sanchis Aguado “HARCA”
Sergio Galindo Mateo “OLAM ROTIDE"
Ubaldo C. Boyano “UBALDO”
José-A. Bernal Valero “BERNAL”
Jaime Capdevila “KAP”
Marçal Abellà Brescó “MARÇAL”
Fernando Bernabé López “NANO”
Manuel Sánchez Nerja “NERJA”
Mª José Mosquera Becerro “SEX”
David Vela Cervera “DAVID”
José Julio Gómez Sanz “JOSE JULIO”
Antonio Ortiz Fuster “ORTIFUS”
José Rubio Malagón “MALAGON”
Alejandro Muñoz “ALEX MUÑOZ”
Gabino Ponce “GAB”
Joaquín Aldeguer "ALDEGUER"
Alvaro Peña “ALVARO”
José-Manuel Alvarez “NAPI”
Melchor Prats “MEL”
José-Mª Varona “CHE”
Antonio Sabin Anca “TONISAVSKY”
Academia del Humor “PGarcía”
Antonio Fraguas “FORGES”
Antonio Moreno “MORENO”
Marisa Babiano “M.BABIANO”
7 de febrero de 2008
Campos solidário com Lambert
Fernando Campos (abaixo em autocaricatura) preparou para Buraco da Fechadura o desenho abaixo, em solidariedade para com Lambert. Também pode ser apreciado em http://ositiodosdesenhos.blogspot.com/, sítio que recomendamos vivamente.


Improviso nº 10 - Humor de Carneiros

Em Espanha, a palermice também está no auge.

Depois da estória da apreensão da El Jueves e do processo em tribunal aos humoristas que ridicularizaram a actividade (re)produtiva dos principezinhos consorte, agora é outro desenhador que se vê em bolandas com um processo judicial porque ironizou uma manifestação idiota liderada por dirigentes desportivos!

Como bem refere Bonil, "hay querellas que tan solo llegan... a dar tema para otro dibujo".

Aqui fica este improviso, em solidariedade com Lambert.
.

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Bonil solidário com Lambert

Mi solidaridad con Lambert. Hay querellas que tan solo llegan... a dar tema para otro dibujo.

Saludos desde Ecuador,

BONIL
www.humorbonil.blogspot.com
Álvaro solidário com Lambert

Álvaro anda atarefadíssimo com os últimos preparativos da nova revista de Humor, a Moda Foca, a que meteu ombros e está prestes a aparecer nas bancas.

Apesar disso, não deixou de dedicar alguns dos seus pouquíssimos minutos à "Causa Lambert".

Parodiando as pouco felizes palavras de F.Santos (ou António Sabão, em versão mais asseadinha) Álvaro também está ao lado de Lambert. Como segue:

"Essa perseguição ao cartoonista Lambert é um plágio!Já foram feitas outras idênticas a outros cartoonistas por outras comunidades de alarves.Tenho dito!!"

(Ass. Álvaro)

terça-feira, fevereiro 05, 2008

Mais solidariedade para com Lambert

A minha solidariedada para Lambert.
Não sou cartoonista nem humorista. Apenas uma cidadã comum que abomina a injustiça.

Júlia Guarda Ribeiro
Hipólito solidário com Lambert

Fernando Hipólito, meu companheiro da guerra colonial de Angola, deixa esa mansagem de solidariedade para com Lambert: "Nesta sociedade tudo é criticável, e com tudo se pode fazer humor. Que o diga Bush, o homem mais poderoso do mundo, muitas vezes vítima de humor mordaz. É preciso acordar pessoas que se julgam intocaveis, e demonstrar-lhes que não o são. O meu voto de solidariedade com Lambert".

F.Hipólito

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

De Filomeno, acerca da solidariedade de Arroyo com Lambert
Emocionante solidariedad transatlântica!

(Ass. Filomeno)
Carlos Arroyo solidário com Lambert

Apoyando de inmediato al compañero Lamber, pues solamente así podemos mantener nuestra dignidad como informadores y cambiadores de realidades.

No se debe permitir la censura a una opinión personal o subjetiva,... solamente se puede hablar en contra o a favor de ella. Aparte de eso si se hace algo más-acción hostil o agresiva-en contra de lo que alguien opina o dice, el mundo terminaría en un lugar inóspito... ya que siempre hay por ahí un loco que opina completamente diferente a nosotros y si éste tiene dinero, pues el Teorema Darwiniano nos puede acabar por el lado del que la tiene más grande...

Mi apoyo al colega Lamber lo dirijo además a todo ser racional que se diga inteligente... y ya lo dijo Herman Hesse... para inteligencia... los caricaturistas...

Abrazos desde Costa Rica Para todos... Zé y los demás... ciao.
...plágio?!... É neste cartoon de Biratan que o sabão António Ferreira dos Santos consegue "ver" a obra "plagiada" pelo Lambert (que assina "Lamber"). Sabes que o que te digo, António? (plagiando um provérbio popular): Vai Lamber... sabão! E aceita um abraço! (Mas fica com ele, não precisas devolver; ou manda para o Lambert e diz que é teu).

E viva o Carnaval!
(Levo-te a mal se não levas a mal)
Z.O.
http://humorgrafe.blogspot.com
Osvaldo de Sousa solidário com Lambert

"Lambert - Em Espanha novo caso de tentativa de censura". Com este título, o historiador e promotor da Caricatura portuguesa enfileira na campanha de solidariedade para com Lambert, no seu blog Humorgrafe (link em cima) reportando para o web-leitor post do Buraco da Fechadura.
.
A propósito do Caso Lambert
Buraco da Fechadura citado pelo jornal El Económico (Espanha)

Lamber recibe muestras de apoyo y solidaridad de humoristas de toda España, ante lo que constituye un ataque a la libertad de expresiónLa iniciativa del Atlético Saguntino salta las fronteras españolas
Ante las numerosas llamadas telefónicas anónimas de insultos y amenazas que ha recibido Lambert por la viñeta publicada en la edición de El Económico del pasado día 30 de enero y el anuncio de la junta directiva del Atlético Saguntino de querellarse contra él por un delito de injurias, este dibujante está recibiendo a través del teléfono y el correo electrónico numerosas muestras de apoyo y solidaridad de humoristas de toda España por lo que considerar un atentado a la libertad de expresión.

FECO está atenta

En estos círculos la noticia de esta querella promovida por un club de fútbol ha sido calificada de “rocambolesca”, “estrambotica” y “marciana” por citar algunos adjetivos. Por otro lado, La Federación de Humoristas Gráficos de España, que pertenece a la Federation of Cartoonists Organizations (FECO) está al corriente, tanto de la amenazas como del rocambolesco anuncio que ha hecho el Atlético Saguntino y se espera que en breve se haga eco de estos hechos que atentan de forma clara contra la libertad de expresión.

Humoristas solidários

Otros humoristas gráficos ya difunden lo sucedido en su propia página web, como es el caso de dibujante J.R. Mora que en su blog titula así “Un club de fútbol presentará una querella criminal por una viñeta donde aparecen ovejas menores de edad”. El enlace http://www.humorgraficojr.com/blog/ en este sitio web se puede encontran todos los detalles. Todavía no han pasado 48 horas desde que el club de fútbol anunciara so rocambolesca iniciativa y los hechos han saltado ya las fronteras españolas. Efectivamente, el humorista gráfico portugués Zé Oliveira, uno de los más destacados dibujantes del país luso, también recoge en su Blog lo que está sucediendo en la capital del Camp de Morvedre y al mismo tiempo se solidariza con Lambert. En la siguiente página web http://chavedoburaco.blogspot.com/ se pueden encontrar todos los detalles.


O destaque pela cor é da responsabilidasde de Buraco da Fechadura. Iden, os subtítulos.
Contrariamente ao que é hábito, Buraco da Fechadura não traduz estas matérias, porque nos parece que a sua leitura é mais útil aos colegas espanhóis. E os portugueses entendem sem dificuldade.

domingo, fevereiro 03, 2008

De http://padylla.blogspot.com/, enviado por António Salgado

Mais solidários com Lambert

Hoy todos somos Lambert

Señor lector, al igual que en otras ocasiones fuimos Alí Dilem, Guillermo y Manel Fotdevilla del Jueves, o los viñetistas que hicieron viñetas de Mahoma para el periódico Jyllands-Posten, ahora toca ser Lambert. Me he enterado vía JRMora que un viñetista del periódico El Económico de una comarca de Valencia llamada Camp de Morvedre está siendo acosado, insultado y denunciado por una viñeta que publicó el pasado 30 de enero. Esta viñeta surge a colación de unas manifestaciones en contra de la demolición de las obras de restauración del Teatro Romano de Sagunto, tal y como ordena un fallo del Supremo:El viñetista acudió a esta manifestación, pero por lo que se aprecia en su viñeta y en sus declaraciones hubo algo que no le gustó, quizás la politización del asunto. Totalmente respetable. Y aunque el poner a los manifestantes como borregos no es la mejor forma de hacer amigos no se merece el acoso que está recibiendo ni que el Atlético Saguntino Club de Fútbol se querelle contra él. La Libertad de Expresión es un Derecho Humano, concretamente el número 19, que debemos respetar:
Artículo 19Todo individuo tiene derecho a la libertad de opinión y de expresión; este derecho incluye el no ser molestado a causa de sus opiniones, el de investigar y recibir informaciones y opiniones, y el de difundirlas, sin limitación de fronteras, por cualquier medio de expresión.

António Sabão solidário (?) com Lambert
Este desenho é um PLÁGIO de um desenho premiado do brasileiro BIRATAN! Tenho dito!!!
(Ass. António Sabão, também conhecido por F.Santos, assinatura que usa para os seus plágios e alguns originais, embora prefira que lhe chamem simplesmente "António". É de Cucujães, vive no Cerco do Porto e não publica no Expresso)

Resposta a António Sabão
(...) Lembras-te de quando me plagiaste uma ideia que te confiei numa conversa, a enviaste antes de mim para um concurso em Aveiro e recebeste um prémio? E não falemos mais de contas...
Zé Oliveira

Nota: Para perceber melhor o contexto, ler "comentários" em http://toonices.blogspot.com
Filomeno reitera solidariedade com Lambert
Como bien dice David lo peor son las llamadas nocturnas anónimas.

(Ass. Filomeno)
David Vela solidário com Lambert
Mi solidaridad con Lamber. Parece mentira que a estas alturas, los cargos públicos no admitan las críticas ni el humor. Eso les va en el sueldo. Lo peor son las cobardes amenazas que ha recibido.Un saludo y agradecimiento a José Oliveira por ofrecer a Lamber su "Buraco da Fechadura". Espero que otros le imiten.

David Vela
Filomeno solidário com Lambert
Haya sensatez: los grandes Quevedo y Góngora dirimían sus diferencias con versos satíricos, sin ir al juzgado...........

(Ass. Filomeno)
Filomeno solidário com Lambert

Em comentário ao post abaixo, Filomeno pergunta como pode solidarizar-se com Lambert. Pois bem, já está a solidarizar-se. No entanto, tanto Filomeno como qualquer outro, podem dirigir-se a Lambert através do seguinte endereço electrónico do coordenador do Buraco da Fechadura:



Mas é necessário copiar e digitar com o teclado, pois este endereço é uma simples imagem e não um link (por segurança). Bom seria que muitos nos solidarizassemos com Lambert. É necessário desmascarar essa gente ridícula que sonha com o regresso da censura. Gente que se imagina detentora da verdade e detentora da capacidade de espezinhar os outros.

Z. O.

sábado, fevereiro 02, 2008

Ameaça sobre um cartoonista

Lambert alvo de censura

Lambert pode ter de enfrentar a Justiça espanhola e tem recebido ameaças telefónicas anónimas por ter desenhado e publicado este cartoon no jornal El Económico de Sagunto (sua cidade) onde colabora regularmente.
.

A notícia, acabada de chegar a Buraco da Fechadura enviadas pelo próprio cartoonista, diz que a direcção do Atlético Saguntino Club de Fútbol "afirma que contratará advogados de reconhecido prestígio", depois de ter tido ontem uma reunião extraordinária cujo "único ponto foi empreender acções legais contra o célebre desenhador local (...) por causa de um cartoon publicado no passado dia 30 de Janeiro no qual o mordaz desenhador dava a sua visão sobre os protestos contra a reforma do teatro romano de Sagunto, declarada ilegal pelo Tribunal Supremo".

Segundo a mesma notícia, "a direcção do clube desportivo gastou o dinheiro dos sócios a contratar, literalmente, um escritório de advogados de reconhecido prestígio para mover uma queixa-crime contra o desenhador", porque o seu cartoon foi considerado "delito de injúrias".

No cartoon aparecem representados os directores associativos Joan Lerma e Ciprià Ciscar acompanhados de um rebanho e o clube joga o argumento de que o desenho é um insulto a menores, continuando a notícia a afirmar que " apesar de no cartoon não haver nenhuma ovelha de menor idade, consideram que os presumíveis insultos do desenho vão dirigidos aos menores que foram levados à manifestação pelos seus pais".

O clube saguntino enviou um comunicado a vários meios de comunicação, mas, por motivo ainda desconhecido, não o remeteu a El Economico, o jornal em causa.

Os dirigentes associativos pretendem dar a este caso um cariz político, pedindo "amparo à Junta de Governo Municipal e à pessoa do Alcaide", obrigando assim o Partido Popular "a posicionar-se junto aos que defendem a decisão da remodelação ilegal (...), decisão que o Partido Popularjá recusou publicamente".